Cases

Nestas três décadas de existência, a Ágora Consultores Associados reuniu, em seu portfólio, inúmeros e extensos serviços prestados no âmbito da gestão pública, notadamente aqueles voltados para o fortalecimento do SUS nas várias esferas de governo, com destaque relevante para a assistência hospitalar de saúde.

A participação pioneira na Implantação da Gestão Plena do SUS na capital mineira.

Case 1

SMSA / PBH - Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte – A participação pioneira na Implantação da Gestão Plena do SUS na capital mineira.

Contratada pela SMSA/PBH em novembro de 2003 após vencer certame licitatório, a Ágora Consultores Associados teve o privilégio de participar de todo o processo de estruturação e operacionalização da gestão plena do SUS em Belo Horizonte, que se iniciou no segundo trimestre de 1994. Naquela ocasião, Belo Horizonte foi a primeira capital do país a assumir integralmente a gestão do SUS, saindo de uma execução orçamentária de R$ 3 milhões para R$ 25 milhões/mês, o que colocou o município em uma posição de protagonismo nacional, tornando-se referência para o SUS e figurando, até hoje, como um case de sucesso.

À Ágora coube prestar serviços técnicos profissionais especializados de consultoria e assessoramento nas áreas de administração e modernização organizacional, planejamento e execução orçamentária e financeira, contabilidade geral do Fundo Municipal de Saúde, suprimentos e licitação, controle e avaliação das ações e serviços de saúde, administração de contratos e convênios do SUS.

1000 leitos SUS: o maior prestador de serviços públicos de saúde em Minas Gerais

Case 2

Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte – 1000 leitos SUS: o maior prestador de serviços públicos de saúde em Minas Gerais.

A Ágora Consultores Associados participou, com grande protagonismo, por intermédio de seus consultores associados, de um processo extremamente vitorioso de recuperação econômico- financeira e assistencial do Grupo Santa Casa de Belo Horizonte. Em 2003, cogitava-se o fechamento do seu hospital central, que trabalhava de 300 leitos operacionais, quando sua capacidade, à época, poderia atingir a expressiva marca de mil leitos.

Com fortes intervenções no “modus operandi” administrativo, financeiro e jurídico, a partir de 2003 foram feitas as renegociações de dívidas com fornecedores e o sistema bancário, equacionamento do passivo trabalhista, com o apoio do TRT  Tribunal Regional do Trabalho; cessação dos bloqueios e sequestros de recursos financeiros da instituição, que eram frequentes para garantia de pagamento de passivos judiciais; implantação do Programa de Viabilidade do Complexo Hospitalar  e de Reestruturação Gerencial”, patrocinado pela FIEMG, e a pacificação do relacionamento entre a Fundação Santa Casa (operadora do plano de saúde “Santa Casa Saúde” e a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, através de renegociação e resolução das pendências recorrentes entre aquela agência reguladora e o plano de saúde.

Como destaque nas intervenções assistenciais, os consultores e assessores da Ágora Consultores Associados participaram ativamente do projeto “Santa Casa 1.000 Leitos”, migrando dos 300 encontrados em 2003 para mil leitos até o final de 2008. Essa marca foi ultrapassada nos anos seguintes, fazendo da Santa Casa de BH o maior prestador de serviços hospitalar do estado de Minas Gerais. Com grande destaque também o término das obras e a assunção da gestão do CEM – Centro de Especialidades Médicas (antigo Cardiominas), a partir de 2005, transformando-o no maior centro prestador de consultas especializadas para o SUS/MG e para o IPSEMG, e a construção da nova Maternidade Hilda Brandão, que foi transferida do antigo endereço para o 11º andar do Hospital José Maria Alckmin, o que a elevou ao patamar dos mais modernos e completos centros obstétricos de MG a serviço do SUS.

Da implantação ao completo funcionamento.

Case 3

Hospital Regional Público do Araguaia – Da implantação ao completo funcionamento.

Desde julho de 2007 o Hospital Regional Público do Araguaia presta atendimento de média e alta complexidade à população da região sul do Pará. A gestão do HRPA é feita por uma Organização Social da Saúde (OSS) denominada Instituto de Saúde Santa Maria (IDESMA) e, atualmente, é feita pela Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (ASELC).

O HRPA está localizado na cidade de Redenção, a mais de mil quilômetros da capital, Belém. É referência de atendimento hospitalar de média e alta complexidade para 15 municípios da região sul do Pará, que totalizam mais de meio milhão de habitantes abrangidos pela 12ª Regional de Saúde daquele estado. Atualmente são disponibilizados 98 leitos no HRPA. Na hemodiálise funcionam 22 máquinas, com capacidade para atender 132 pacientes divididos em três turnos.

A Ágora Consultores Associados colaborou, desde a implantação até o pleno funcionamento do HRPA, prestando os serviços de consultoria e assessoramento técnico, administrativo e organizacional à sua gestão durante o período de 2007 – 2014. Uma de suas consultoras foi convidada e assumiu a Direção-Geral do HRPA no período de 2011-2013.

Da implantação ao completo funcionamento.

Outros cases

Implantação da gestão do SUS em municípios

De forma geral, vale a pena listar todos os demais trabalhos prestados pela Ágora Consultores Associados relacionados com a área de saúde, com grande ênfase na estruturação de secretarias municipais e consórcios intermunicipais para assunção da gestão do SUS nos respectivos municípios de referência: