Case 2

Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte – 1000 leitos SUS: o maior prestador de serviços públicos de saúde em Minas Gerais.

A Ágora Consultores Associados participou, com grande protagonismo, por intermédio de seus consultores associados, de um processo extremamente vitorioso de recuperação econômico- financeira e assistencial do Grupo Santa Casa de Belo Horizonte. Em 2003, cogitava-se o fechamento do seu hospital central, que trabalhava de 300 leitos operacionais, quando sua capacidade, à época, poderia atingir a expressiva marca de mil leitos.

Com fortes intervenções no “modus operandi” administrativo, financeiro e jurídico, a partir de 2003 foram feitas as renegociações de dívidas com fornecedores e o sistema bancário, equacionamento do passivo trabalhista, com o apoio do TRT  Tribunal Regional do Trabalho; cessação dos bloqueios e sequestros de recursos financeiros da instituição, que eram frequentes para garantia de pagamento de passivos judiciais; implantação do Programa de Viabilidade do Complexo Hospitalar  e de Reestruturação Gerencial”, patrocinado pela FIEMG, e a pacificação do relacionamento entre a Fundação Santa Casa (operadora do plano de saúde “Santa Casa Saúde” e a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, através de renegociação e resolução das pendências recorrentes entre aquela agência reguladora e o plano de saúde.

Como destaque nas intervenções assistenciais, os consultores e assessores da Ágora Consultores Associados participaram ativamente do projeto “Santa Casa 1.000 Leitos”, migrando dos 300 encontrados em 2003 para mil leitos até o final de 2008. Essa marca foi ultrapassada nos anos seguintes, fazendo da Santa Casa de BH o maior prestador de serviços hospitalar do estado de Minas Gerais. Com grande destaque também o término das obras e a assunção da gestão do CEM – Centro de Especialidades Médicas (antigo Cardiominas), a partir de 2005, transformando-o no maior centro prestador de consultas especializadas para o SUS/MG e para o IPSEMG, e a construção da nova Maternidade Hilda Brandão, que foi transferida do antigo endereço para o 11º andar do Hospital José Maria Alckmin, o que a elevou ao patamar dos mais modernos e completos centros obstétricos de MG a serviço do SUS.